sábado, 4 de dezembro de 2010

35ª Regata da Primavera reúne mais de 600 velejadores na Bahia

http://www.nautica.com.br/noticias/viewnews.php?nid=ult4ce629b88c66e5c18392c1f7fff45f6c
Por Marcelo Fróes
Da Via Náutica
Depois de longos preparativos e bastante expectativa dos competidores, no último dia 27 foi dada a largada para a 35ª Regata da Primavera, que reuniu em Ponta do Humaitá, conhecido ponto turístico de Salvador, quase uma centena de embarcações à vela e mais de 600 velejadores.

Como todo evento baiano que se preza, a largada para Veleiros de Oceano, Monotipos e os tradicionais Saveiros aconteceu às 12h30min, em clima de grande festa.

De Ponta de Humaitá e de diversas regiões da Península Itapagipana, milhares de pessoas puderam assistir bem de perto os primeiros e emocionantes momentos da competição, com direito a narração ao vivo, feita pela coordenação do evento, através de sistema de som instalado no local. O objetivo foi de aproximar o grande público, informando-o acerca de detalhes interessantes como os tipos de barcos que estavam competindo e suas respectivas classes, posição do vento, percursos da regata, tempo previsto de prova, etc.

Destacamos algumas participações ilustres como a do catamarã Odara, grande campeão baiano em regatas com mais de 160 “Fitas Azuis”, do veleiro Mussulo, com tripulação vinda diretamente do Rio de Janeiro exclusivamente para correr a Regata da Primavera, e das velejadoras Karine Maia e Cláudia Canguçu, que sozinhas a bordo do veleiro KAKALI participaram bravamente da prova.
Após deixarem a região da península, os barcos seguiram rumo à contra costa da Ilha de Itaparica, onde, na localidade de Mutá, foi montada a raia de chegada. Esse local é muito apreciado pelos velejadores, que mesmo fora das regatas, têm por hábito velejar por essas águas, desfrutando de muito verde, clima ameno, brisa constante, belas praias e cachoeiras.
Ao desembarcarem em Mutá, os participantes foram recepcionados por autoridades municipais e população local, concentrando-se em seguida no agradável Restaurante Sabor de Mutá. Foi servido um delicioso jantar à base de frutos do mar, e na sequência uma animada festa de premiação com direito a apresentação de grupos folclóricos da região e muita música sob o comando de Léo Macedo (Estakazero), apresentando-se com diversos músicos. Não precisa dizer que a festa tardou a terminar.

Os velejadores pernoitaram em suas embarcações, retornando para Salvador no domingo pela manhã.

A 35ª Regata da Primavera foi uma realização do Saveiro Clube da Bahia, com a coordenação da Via Náutica Consultoria & Eventos Desportivos e contou com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Turismo e Bahiatursa, Braskem e SEBRAE.

Resultado oficial da 35ª Regata da Primavera:
FITA AZUL
MAGUNI

MULTICASCO A
1º LUGAR - ODARA
2º LUGAR - TRISQUEL
3º LUGAR - GRAMINHO
MULTICASCO B
1º LUGAR - TRITÃO IV
2º LUGAR - ALOHA V
3º LUGAR - XÉU
MULTICASCO C - CRUZEIRO
1º LUGAR - TAINA
2º LUGAR - DE RONDA
3º LUGAR -DICK VIGARISTA
TRINIDADE 37
1º LUGAR - RED SEA
2º LUGAR - REQUEBRA
3º LUGAR - MONTENEGRO

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Resultado da regata de Salinas - Revista Náutica

link: http://www.nautica.com.br/noticias/viewnews.php?nid=ultdc1f3b43d8738d5755dc91484899465e

18/11/2010 - 12:47
Regata de Salinas reúne quase 500 velejadores em águas baianas
Por Mariana Peccicacco
Da redação

No último dia 13 quase 100 embarcações baianas participaram da 14ª Regata de Salinas. No total quase 500 velejadores participaram desta, que é uma das mais animadas e belas competições de vela do estado. Com a chegada dos velejadores em Salinas da Margarida, foi realizada a premiação, em paralelo ao 9º Festival do Marisco. Quem esteve por lá pôde degustar diversos pratos a base de frutos do mar e curtir o som de bandas que foram do axé ao jazz, passando por samba de roda e chorinho.

Resultados:
Fita Azul
Odara

Classe Aberta
1º Lugar - Nina Vmax
2º Lugar - Oktopus
3º Lugar - Sedutor

Multicasco A

1º Lugar - Odara
2º Lugar - Stradivarius
3º Lugar - Graminho

Trinidad 37
1º Lugar - Montenegro
2º Lugar - Requebra
3º Lugar - Red Sea

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Barra do Paraguaçu


Tínhamos um feriado pela frente e resolvemos ir para a Barra do Paraguaçu. No caminho pedi para Marco colocar a linha de arrasto, ele confessou preguiça, ai eu mesmo o fiz. Depois fui dormir para descansar um pouco da regata enquanto ele levava o barco. De repente fui acordada com um enorme grito PEIXEEEEEEEEEEE, pulei para o timão e Marco foi puxá-lo. Foi o maior peixe que já pescamos juntos. Marco ficou até um pouco decepcionado, pois por ser grande daria mais trabalho para limpar, rssssssss. Após a pescaria, resolvemos ancorar para começar a limpar, salgar e passar limão na nossa barracuda.

Acabamos por conhecer uma família muito legal de lancheiros, lancha Vizinhos II, que também iriam pernoitar no local. Claro que os convidamos para fazer um churrasquinho de peixe. Eles tinham uma churrasqueira super profissional, e aceitaram na hora. A noite fomos visitá-los, Renata, Carlos e Rafa. Tomamos um vinhozinho regado a alguns petiscos. No dia seguinte, sem ressaca, ótimo, curtimos um pouco a Barra depois comemos o peixão com vários acompanhamentos trazidos pelos novos amigos.

Regata Salinas da Margarida


E viva as regatas... desta vez foi em Salinas da Margarida, dia importantíssimo, onde o nosso querido Bahia retornou para a SÉRIE A do campeonato brasileiro. Tudo 10, ficamos em 3 lugar e fizemos a grande descoberta que nas condições atuais de vela do REDSEA nós estamos pouco competitivos no quesito “balão”, não o temos em tamanho suficiente para concorrer com o Montenegro ou Requebra. Apesar de estarmos valentes, firmes e fortes, não deu para segurar as colocações desejadas. Além da tripulação não ter sido completada para o tamanho do barco. Fica para a próxima...

Ito - diretamente de MG Santa Rita do Sapucai


No dia 30 de outubro recebemos a ilustre visita do nosso amigo Ito. Mais uma vez visitou a terrinha para participar de uma feira gastronômica. Fomos buscá-lo no Centro de Convenções. Depois fomos para o Caruru de Tereza. Tudo ótimo e preparado por Margareth. Ito foi o auge da festa, dançou com quase todas as participantes da festa, mesmo assim não pode completar a lista, pois tivemos que nos retirar ainda dia para levá-lo para conhecer o RedSea. Acho que ele gostou. Obrigada pela visita. Foi muito bom tê-lo por aqui novamente...

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Loreto - Sempre bom


Trabalhamos muito no barco, trocamos torneiras, instalamos duchas, limpamos profundamente os banheiros, nossa.... ufa.
Encontramos também com amigos do veleiro BABETE e MESTRE BRANCO. Queridíssimos nos convidaram para o jantar temático, desta vez tipicamente baiano.

Tudo foi muito especial, a lua estava cheia e ancoramos muito próximos a margem, tão próximos que chegamos a encalhar bem de leve no domingo de manhã. Ficamos exatamente no limite do fundo e raso so mangue.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dias em terra ...


Temos alguns dias em terra também. Esses são reservados para os pequenos reparos ou melhorias. Estamos a 2 meses com o RedSea e já demos um grau, tudo está ficando mais bonito e gostoso a cada dia.
Ontem tivemos a grata surpresa de ouvir o nosso grande amigo Luis Poesia na Radio Metrópole. Sim, existe aos domingos às 10 horas da manhâ um programa chamado "A BORDO", destinado aos amantes do mar e ontem lá estava ele falando sobre o seu projeto SOLIDÁRIOS DO MAR. Desejamos toda boa sorte, e estaremos a postos no caso de poder ajudar.
Voltando ao RedSea, Marco parece uma criança com o seu novo brinquedo e com isso a cada vez que vamos a Ribeira, ele me esquece lá no Píer e fica as voltas com os "probleminhas" do barco.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Feriado de Nossa Senhora da Aparecida

Passamos o último fim de semana no mar, e isto quer dizer do sábado até terça feira. Como sempre, tivemos ilustres convidados, desta vez vieram de Floripa a minha irmã Cláudia e o meu cunhado Luiz Otávio. O passeio foi tudo de bom.

Antes de sair, recebemos uma ligação dos queridos Michael e Mei, informando que estariam indo para Salinas da Margarida. Boa pedida, este acabou sendo o nosso primeiro rumo. A velejada foi bem agradável, e chegamos por volta das 19 horas. O mar estava bem mexido, isso dá um pequeno estresse na hora de dormir, digo, para mim.
No dia seguinte tomamos aquele café padrão REDSEA e zarpamos com nosso miniflex com motor de 4HP, risos, para o BRUCUTU, lá combinamos o que faríamos no dia, começando pelas barracas de praia. Paramos na primeira do Píer, onde o atendimento estava um pouco vagaroso, se é que se pode chamar desta forma. Pedimos um caldinho de sururu que acabou não vindo, comemos acarajé e abará, umas cervejas e caipirinhas, e após esta seqüencia de sabores resolvemos almoçar em outro restaurante, e o pessoal do Brucutu rumou em direção a Itaparica.


Comemos, e também partimos em seguida para a Barra do Paraguaçu, para tomar um banho de cachoeira lá naquele local super especial do qual eu esqueci o nome, acho que é Guimarães. Tudo estava tão paradisíaco por lá, que resolvemos dormir por ali mesmo.
No dia seguinte fomos para Itaparica, onde ficamos até o nosso retorno a Salvador.
Claro que na chegada não dispensamos o saboroso sorvete na Sorveteria da Ribeira.
Foi tudo 10. Valeu.....

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Loreto com Heidi e Hans

No fim de semana passado fomos finalmente para Loreto, na sexta feira que antecedeu a eleição.
Como convidados estavam desta vez a tia Heidi e o Sr. Hans.
A velejada noturna foi fantástica, mesmo com alguns percalços nos entretantos....
Sim, quando chegamos à Ribeira, percebemos que tínhamos deixado a chave do RedSea em casa, ohhhhhhhhhhhhhhhhhh, a sorte foi ter o telefone do Sr. Ari na mão, ele rapidamente compareceu no PierNorte com a solução do nosso pequeno problema.
O vento estava uma delícia, não lembro bem o horário da partida, mas a chegada foi ás 2 horas da manhã. Uma brisinha refrescante, bom papo, vinhos e petiscos embalaram o passeio.
No dia seguinte um café da manhã e depois o banho de mar, tudo 10.
Depois partimos para Ilha de Maré onde saboreamos uma salada de siri catado seguido de uma moqueca de siri mole de comer rezando.
No retorno ainda sobrou tempo para desfrutar do famoso sorvete na Sorveteria da Ribeira.
Tudo perfeito, obrigada Heidi e Hans pela boa companhia.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Passeio com Tereza Leal, Martha e Helio

Fizemos também um pequeno passeio a Maré com o pessoal acima.
Todos tiveram a oportunidade de timonear um pouquinho.
Eu e Tereza

Martha e Hélio

Muitas histórias e pouco tempo para contá-las

Já faz um mês que estamos embarcados.
Neste um mês:
  • ficamos em 2o. lugar na regata de Maragogipe, na classe Trinidad 37;

 
  • fizemos uma série de pequenos reparos;

  • fomos a entrega de prêmio no Aratu, e lá encontramos o pessoal do "Cruzeiro Leste", bem premiados sulistas a caminho de Noronha;



  • dormimos em Itaparica, onde almoçamos com Mey, Michael e Nicole;


  • saímos de veleiro em pleno vento sudeste, só para me estrear num mar mexido.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O início do sonho

Em maio fomos para o sul visitar a parentada e principalmente ir ao casamento da minha sobrinha Luana.
Nesta época, já estávamos procurando um veleiro para comprar.
Nosso querido cunhado Luiz Otávio ficou totalmente solidário a nossa busca, e não mediu esforços durante a nossa estada lá, em ajudar-nos a encontrar o nosso sonho.
No primeiro momento, a opção que Luiz apresentou não nos pareceu atrativa, ir a Ilhabela conhecer o Trinidad 37, tudo muito longe de Salvador, etc...
Não pensamos no assunto.
Mas após várias buscas em Salvador, visitamos um veleiro aqui outro ali. Nunca fomos tantas vezes em um só mês na região da baia de Aratu.
Nesta busca infinda, surge uma sugestão vinda através de um e-mail da nossa amiga e madrinha Tereza Leal, que coincidentemente recebeu o anúncio do Slooping, um Brasília 32, o qual estava sendo apresentado por um velho amigo e Skipper Luis "Poesia", o reencontro foi providencial, pois experiente nos assuntos do mar, nos aconselhou: “... se vocês estão pensando em um Trinidad 37, porque vieram ver um Brasília 32? Não vale a pena, não é nada fácil comprar e vender um veleiro, por isso vocês deveriam voltar para a direção do sonho e não ficar divagando em barcos que não trarão a satisfação desejada... etc.“.Estas palavras foram tão importantes na retomada da idéia de viagem a Ilhabela.
E no dia em que o Brasil perdeu a copa de 2010, estávamos lá para conhecer o então denominado Ciguri.
O barco estava de acordo, mas era menos do que imaginávamos, vimos que exitia muitas coisas a serem feitas no barco, e isso de certa forma nos desmotivou um tanto,  com isso ainda demoramos 3 semanas para decidir e fechar o negócio.
E assim foi, Poesia e Valéria forma os eleitos a buscar o RedSea, e iniciaram a velejada de 7 dias, sendo que um desses atracado em Vitória do Espírito Santo, com ventos de 45 nós, ondas de 3 metros e inúmeros avisos aos Navegantes,  aportando no dia 12/08/20210 no PierNorte – Ribeira. CHEGAAAAAAAAAAMOOOOSSSSSSSSSSSSS.
FOI LINDO DEMAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS