sábado, 4 de dezembro de 2010

35ª Regata da Primavera reúne mais de 600 velejadores na Bahia

http://www.nautica.com.br/noticias/viewnews.php?nid=ult4ce629b88c66e5c18392c1f7fff45f6c
Por Marcelo Fróes
Da Via Náutica
Depois de longos preparativos e bastante expectativa dos competidores, no último dia 27 foi dada a largada para a 35ª Regata da Primavera, que reuniu em Ponta do Humaitá, conhecido ponto turístico de Salvador, quase uma centena de embarcações à vela e mais de 600 velejadores.

Como todo evento baiano que se preza, a largada para Veleiros de Oceano, Monotipos e os tradicionais Saveiros aconteceu às 12h30min, em clima de grande festa.

De Ponta de Humaitá e de diversas regiões da Península Itapagipana, milhares de pessoas puderam assistir bem de perto os primeiros e emocionantes momentos da competição, com direito a narração ao vivo, feita pela coordenação do evento, através de sistema de som instalado no local. O objetivo foi de aproximar o grande público, informando-o acerca de detalhes interessantes como os tipos de barcos que estavam competindo e suas respectivas classes, posição do vento, percursos da regata, tempo previsto de prova, etc.

Destacamos algumas participações ilustres como a do catamarã Odara, grande campeão baiano em regatas com mais de 160 “Fitas Azuis”, do veleiro Mussulo, com tripulação vinda diretamente do Rio de Janeiro exclusivamente para correr a Regata da Primavera, e das velejadoras Karine Maia e Cláudia Canguçu, que sozinhas a bordo do veleiro KAKALI participaram bravamente da prova.
Após deixarem a região da península, os barcos seguiram rumo à contra costa da Ilha de Itaparica, onde, na localidade de Mutá, foi montada a raia de chegada. Esse local é muito apreciado pelos velejadores, que mesmo fora das regatas, têm por hábito velejar por essas águas, desfrutando de muito verde, clima ameno, brisa constante, belas praias e cachoeiras.
Ao desembarcarem em Mutá, os participantes foram recepcionados por autoridades municipais e população local, concentrando-se em seguida no agradável Restaurante Sabor de Mutá. Foi servido um delicioso jantar à base de frutos do mar, e na sequência uma animada festa de premiação com direito a apresentação de grupos folclóricos da região e muita música sob o comando de Léo Macedo (Estakazero), apresentando-se com diversos músicos. Não precisa dizer que a festa tardou a terminar.

Os velejadores pernoitaram em suas embarcações, retornando para Salvador no domingo pela manhã.

A 35ª Regata da Primavera foi uma realização do Saveiro Clube da Bahia, com a coordenação da Via Náutica Consultoria & Eventos Desportivos e contou com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Turismo e Bahiatursa, Braskem e SEBRAE.

Resultado oficial da 35ª Regata da Primavera:
FITA AZUL
MAGUNI

MULTICASCO A
1º LUGAR - ODARA
2º LUGAR - TRISQUEL
3º LUGAR - GRAMINHO
MULTICASCO B
1º LUGAR - TRITÃO IV
2º LUGAR - ALOHA V
3º LUGAR - XÉU
MULTICASCO C - CRUZEIRO
1º LUGAR - TAINA
2º LUGAR - DE RONDA
3º LUGAR -DICK VIGARISTA
TRINIDADE 37
1º LUGAR - RED SEA
2º LUGAR - REQUEBRA
3º LUGAR - MONTENEGRO